Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

GRUPO DE PESQUISAS SOBRE DIREITO DO CONSUMIDOR - alimentação infantil

Prezados alunos, boa noite!

Um dos assuntos que mais se discute atualmente é a questão da indução do consumo por meio da propaganda, principalmente, quando ela se dirige ao público infantil.

Existe um projeto de lei (Projeto de Lei 282/10 - Senado) que pretende incluir no rol do art. 37, CDC, a publicidade de alimentos que induza o público infantil a padrões de consumo incompatíveis com a saúde (http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=83609&tp=1).

Leiam o projeto, pesquisem sobre o assunto (prós e contras) e me enviem suas opiniões.

Um abraço,

Profª Natália

2 comentários:

  1. Boa Tarde!
    Antes de começar discorrer sobre o tema fica aqui minha satisfação em saber que essas pessoas capacitadas que elegemos se preocupa um pouquinho com o bem estar da população.
    o projeto de lei 282/10 do senado no meu ponto de vista ja era para estar em vigencia mas tem aquele velho ditado que educação vem de casa, adiantaria essa publicidade nos produtos? hoje o tempo é curto temos que ocupa nossas crianças com qualquer coisa que seja admirado pela sociedade( natação, ingles, tenis, dança etc..)logo após a noite quando estando junto porque não agrada a criança de forma facil, pedindo um lanche ou quem sabe uma porção de batata frita.
    No país que vivemos ha necessidade de mudança e esta deve ocorrer diariamente,mas gostei do projeto de lei agora fica minha pergunta?quando , como e qual a faixa da população que irá se beneficiar desta futura lei? pois não adianta fazer mais uma lei, tem que prestar assistencia para quem precisa por exemplo nutricionista e uma politica para reduzir os preços de frutas por exemplo.se para alguma parcela da sociedade pagar R$2,00 no quilo da maça é barato para outros não é.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde.
    Sinceramente não acho que este projeto terá grandes efeitos ao público infantil,uma vez que nenhuma criança se alimenta bem assistindo seus pais se alimentarem de forma inadequada,automaticamente a forma de ailmentação de uma criança vem do hábito de como seus pais se alimentam.Ao meu ver acredito que esse projeto deveria ser para o público geral,ou seja, educando não so os filhos como também os pais,ou ,por outro ponto de vista, deveria não so limitar a publicidade dos dos alimentos e sim impor limites na composição destes alimentos industrializados atravez de fiscalização não só do controle de qualidade mais também de um controle nutricional.

    ResponderExcluir